Ministro considera que parlamentar violou medidas cautelares ao viajar para os EUA

Em decisão nesta sexta-feira (25), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou o bloqueio de contas bancárias e das chaves Pix do senador Marcos do Val (Podemos-ES). A ordem ocorre após o congressista viajar aos Estados Unidos durante o recesso parlamentar.
A informação foi revelada pela CNN Brasil. De acordo com o periódico, a Corte considera que o parlamentar violou as medidas cautelares impostas contra ele ao embarcar rumo a Miami nesta terça-feira (23), utilizando um passaporte diplomático.
Seu passaporte convencional foi apreendido em agosto do ano passado pela Polícia Federal (PF), mas o diplomático não teria sido localizado à época. Em nota, Do Val afirmou que o documento “está válido até julho de 2027 e sem restrição”, e seu visto oficial de entrada nos EUA “foi recentemente renovado, com validade até 2035”.
O senador chegou a pedir permissão a Moraes para viajar com a família, contudo, o ministro negou. A notificação, porém, só chegou nesta quinta (24), dois dias após o parlamentar embarcar rumo a Miami com a filha, a enteada e a parceira.
Ele afirma que o objetivo de sua viagem é passar férias na Disney e declarou que não havia nenhuma “decisão judicial válida que restringisse sua liberdade de locomoção”. Também relatou ter comunicado o Senado, ao STF, a PF e ao Ministério das Relações Exteriores sobre a viagem.
Fonte: Pleno News