Perícia afirma que abscesso cerebral motivou o óbito da artista mirim

A Polícia Técnico-Científica concluiu que a atriz mirim Millena Brandão, de 11 anos, morreu em razão de um abscesso cerebral, ou seja, de um acúmulo de pus no tecido cerebral. Antes de ir a óbito em 2 de maio deste ano, em São Paulo, a menina buscou ajuda em três unidades públicas de saúde. Sua família acredita que houve negligência por parte de médicos e enfermeiros.
O laudo com a causa da morte saiu dois meses após a morte da atriz. O documento, contudo, não esclarece o motivo do abscesso, que normalmente é causado por bactérias, fungos, microbactérias ou parasitas.
A conclusão da perícia será anexada ao inquérito da Polícia Civil instaurado para apurar as circunstâncias da morte de Millena. O caso está sob responsabilidade do 101º Distrito Policial (Jardim Imbuias) e foi registrado como morte suspeita.
Segundo informações da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), a atriz sentiu dores de cabeça persistentes, sonolência, dores na perna, falta de apetite e chegou a desmaiar. Ela foi levada a três unidades públicas: a UPA Maria Antonieta, o Hospital Geral Pedreira e o Hospital Geral do Grajaú.
Os médicos, contudo, não conseguiram diagnosticar o que ela tinha. Inicialmente, afirmaram acreditar que a paciente estava com dengue. Posteriormente, cogitaram que ela poderia ter um tumor, após um exame identificar uma mancha de cinco centímetros no cérebro.
A menina não resistiu, e foi depois de sua morte que peritos do Instituto Médico Legal (IML) constataram que a mancha era um abscesso cerebral. Familiares suspeitam de que a equipe médica tinha sido negligente, por não ter feito exames que pudessem detectar o abscesso.
Eu levarei todos os outros documentos obtidos a fim de dar maior celeridade na investigação. A gente quer [que a polícia possa] verificar se teve negligência médica – disse o advogado da família ao portal G1.
Além da polícia, as secretarias municipal e estadual de Saúde estão investigando se a equipe médica cometeu irregularidades no atendimento de Millena, que foi enterrada no último dia 4 de maio em um cemitério da Zona Sul de São Paulo.
Millena iniciou no SBT em 2023, fazendo parte do elenco de figurantes da novela A Infância de Romeu e Julieta. Ela também fez figuração na série Sintonia, da Netflix. A artista ainda trabalhava como influenciadora digital e modelo. Ela contava com mais de 115 mil seguidores nas redes sociais, e compartilhava sua rotina.