Motivo seria baratear o custo da CNH para a população

Uma proposta que pode revolucionar o processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Brasil está em discussão.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou um projeto que visa eliminar a obrigatoriedade das aulas em autoescolas para as categorias A (motos) e B (carros). A iniciativa busca simplificar e reduzir os custos para os futuros motoristas que hoje gira em torno de mais de R$ 3 mil.
Como seria o novo processo
Se a proposta for aprovada, candidatos à CNH poderiam realizar os testes do Detran sem a necessidade de cumprir as atuais 45 horas de aulas teóricas e 20 horas de aulas práticas (sendo 5 horas noturnas) exigidas hoje.
A principal mudança é a flexibilidade na escolha do instrutor e do veículo. O candidato ainda precisaria ser aprovado na prova prática, mas teria a liberdade de optar por:
Autoescolas convencionais: como já ocorre atualmente.
Instrutores autônomos: profissionais não necessariamente vinculados a uma instituição de ensino de direção.
Descubra mais notícias incríveis no Só Notícias Online! Clique aqui e confira!”
Além disso, as exigências para os veículos utilizados nas aulas práticas seriam aliviadas. Atualmente, carros de autoescola precisam ter pedais duplos para o instrutor e limite de idade (8 anos para motos e 12 para carros de passeio).
Com a mudança, seria permitido praticar em um carro particular ou do instrutor autônomo, sem essas adaptações.